sexta-feira, 30 de julho de 2010

Petit na Liquidação do Lápis Vermelho


Os Shoppings da Rede Multiplan mais uma vez estão promovendo a Liquidação do Lápis Vermelho até o dia 1º de agosto.

A lojas Petit do Shopping Morumbi (SP) e Anália Franco (SP) participam da promoção com descontos especiais para os clientes.

Confira!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alimentação balanceada – o papel dos nutrientes


Que uma alimentação saudável precisa conter carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras todo mundo sabe. Mas o que muitos pais não imaginam é que uma alimentação desprovida desses itens podem trazer perdas irreversíveis aos seus filhos.


“A falta de nutrientes na alimentação pode provocar a subnutrição – estágio leve da desnutrição – dependendo do agravo e de quanto tempo a criança fica sem acesso aos nutrientes necessários pode ter seqüelas irreversíveis no desenvolvimento.


Por exemplo, a deficiência de cálcio na infância pode levar ao raquitismo que é malformação dos ossos e dentes”, ressalta Priscila Maximino – nutricionista da Nutrociência Assessoria em Nutrologia.


A especialista explica que a criança precisa comer os alimentos de forma variada e colorida mas a quantidade também deve ser suficiente para suprir as necessidades da faixa etária.

Os nutrientes são responsáveis pelo fornecimento de energia para todas as atividades metabólicas e também matéria-prima para o crescimento e regeneração das partes corporais desgastadas pelo uso.


Priscila afirma que uma alimentação equilibrada e balanceada deve incluir carnes (vermelha, frango e peixe), cereais (arroz, aveia aipim, batata-doce, macarrão, batata, cará, farinhas), feijão, frutas, vegetais amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, manga, mamão), vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis, couve,agrião), hortaliças cruas e pequenas quantidades de alimentos ricos em gordura e açúcar (margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos).


Uma alimentação pobre em nutrientes pode causar atraso de crescimento e dificuldade de ganho de peso o que gera aumento das chances de adquirir infecções de repetições, como gripes, resfriados etc. A falta de concentração e a dificuldade de aprendizado também fazem parte desse quadro.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dia da Gestante

O Mais Vida Gestantes e a academia Activa estão organizando um evento bem bacana para atender suas clientes: o Dia da Gestante.

A idéia é reunir as futuras mamães para um bate papo descontraído e que possa abordar as principais dúvidas e questionamentos que surgem na cabecinha de toda mulher durante os 9 meses de gestação.

O evento tem entrada gratuita e acontece no dia 14/08 (sábado) à partir das 9am na Academia Activa, aqui em São Paulo.

Para mais informações, ligue (11) 3081-6440.


Foto: Google images

terça-feira, 20 de julho de 2010

Que tal um cineminha com os filhos?

O quarto filme da série “Shrek” foi o filme de maior bilheteria no Brasil pelo segundo final de semana consecutivo!

Segundo informações do site G1, ao todo 882 mil pessoas já se com as aventuras do Ogro mais querido de todos os tempos!

Essa pode ser uma boa opção para a criançada nas férias, né?

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Comer com os olhos!


Se servir de inspiração, as marmitas japonesas, conhecidas como bento, são um exemplo de como a criatividade pode ajudar você na hora de preparar a lancheira do seu filho.

Mãos à obra!













segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como manter a alimentação das crianças saudável durante as férias


O período de descanso pode ser uma boa oportunidade para melhorar a dieta de crianças com dificuldades de alimentação.

Com a proximidade das férias escolares, uma dúvida surge na cabeça dos pais: como manter a alimentação dos filhos balanceada, quando se sentem liberados para brincar, passear e, consequentemente, comer o que bem entenderem? O pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg acredita que não há mal nenhum em liberar os pequenos para comer uma barra de chocolate ou um sanduíche, mas garante que é muito importante criar limites. “Como em vários momentos do cotidiano da criança, como o de ver TV, jogar vídeo game ou no que diz respeito à alimentação, as crianças precisam de limites. Não dá para substituir uma refeição por uma porção de picolés, mas tomar um sorvete ou comer um pedaço de bolo recheado pode ser até muito bom para a criança”, salienta Fisberg.

Para as crianças com dificuldades de alimentação, os chamados picky eaters, ou comedores seletivos, – que apresentam certa indiferença em relação à comida e frequentes oscilações na preferência e aceitação dos alimentos – as férias podem tornar-se uma boa oportunidade dos pais estimularem seu interesse pela comida. O período de folga permite que os pais fiquem mais tempo com os filhos e possam se dedicar a elaborar receitas junto com os pequenos. “Envolver a criança na preparação dos alimentos e aos poucos explicar a importância de cada um deles é uma ótima alternativa para estimulá-la a adquirir novos hábitos”, explica o pediatra.

Dieta diversificada
Sanduíches naturais, acompanhados de suco são uma ótima pedida, além de fáceis de preparar, podem garantir uma refeição completa. “O pão é o carboidrato que fornece energia, um recheio de patê de frango, por exemplo, contém proteína, legumes e folhas oferecem vitaminas e os sucos de fruta, além de serem fonte de vitaminas, são hidratantes”, ensina.

Variar o cardápio, não só no tipo de alimento, mas também no modo de preparação também é uma das orientações do nutrólogo. “Apresentar pratos coloridos, fazer carinhas com a comida, oferecer o alimento rejeitado pelo menos dez vezes, em refeições diferentes e com apresentações diferentes são excelentes iniciativas. Vale brincar com o alimento, mas não brincar com a alimentação”, ressalta. O famoso aviãozinho está fora de cogitação, pois, de acordo com Fisberg, é uma maneira de distrair, enganar a criança e fazê-la comer sem perceber. Forçar, castigar ou premiar também só intensificam o mau comportamento à mesa.

Reforço alimentar
Por outro lado, tais estratégias perdem a eficácia se as refeições não são feitas à mesa e se os pais e os irmãos mais velhos só comem lanches, sem incluir em sua alimentação frutas, verduras e legumes. “A família é o principal modelo para a criança, que dificilmente vai gostar desses alimentos se não são consumidos dentro de casa”, alerta Fisberg.

Paralelamente, o médico pode indicar o uso de suplemento alimentar para que o estado nutricional de risco da criança não progrida. “O suplemento é um elemento de apoio até que os pais consigam fazer com que a criança adote uma dieta mais adequada”, reforça.

PediaSure, alimento em pó desenvolvido pela área de nutrição da Abbott, é um dos principais produtos deste segmento disponíveis no mercado. Rico em carboidratos e lipídios, é indicado como suplemento alimentar para crianças picky eaters. Fonte de proteína, o produto oferece distribuição calórica balanceada. O alimento é isento de glúten e lactose, contém 29 vitaminas e minerais. PediaSure ainda oferece cálcio, fósforo, zinco, cobre e ferro, contribuindo para um desenvolvimento e crescimento saudável da criança.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Roda de Pais e Mães







Passeio de Bebês



Para quem está pensando em fugir de São Paulo no próximo feriado, a Petit tem uma sugestão: participar do Passeio de Bebês em Campos do Jordão!

O evento, que pretende agitar o final de semana, é realizado durante o Festival de Inverno da cidade com uma caminhada cheia de atrações e sorteios.

A MAM, parceira da Petit, estará em Campos do Jordão e convida a todos a participarem do passeio.
É sábado, dia 10/07, das 10h às 12h com saída e chegada no Shopping Market Plaza.

Para mais informações, acesse o site da MAM no http://www.mambaby.com.br/

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Meu filho não come - como lidar com crianças com dificuldades de alimentação

por Mauro Fisberg*

Chegada a hora do almoço, começa a batalha entre pais e filhos.

Depois de broncas, ameaças, choros e manhas, alguns adultos se dão por vencidos e acabam deixando que a própria criança decida o que vai comer ou até se vai comer.

O tormento se inicia, geralmente, a partir dos dois anos com o início da fase de autonomia da criança. É comum escutar dos pais que quando o filho era bebê comia de tudo, mas que depois de algum tempo começou a apresentar menor interesse pela comida e frequentes oscilações na preferência e aceitação dos alimentos.

Chamadas de picky eaters (termo que pode ser traduzido como “comedores seletivos”), essas crianças têm um comportamento alimentar que pode variar de excluir determinados grupos de alimentos (como verduras, legumes ou peixe, por exemplo) a pular refeições, ou, simplesmente, comer muito pouco.

O problema é mais comum do que parece, 50% das crianças na faixa dos dois a cinco anos podem ser consideradas picky eaters. Apesar de passageiro, o problema gera transtornos no relacionamento familiar, além de afetar o progresso cognitivo e comprometer o desenvolvimento e o crescimento natural das crianças. Algumas adotam esse comportamento de maneira exacerbada e apresentam baixo peso, falta de atenção, desenvolvimento lento no aprendizado, deficiência de nutrientes como ferro, vitaminas e sais minerais.

Diante deste cenário, surge uma pergunta: como lidar com uma criança com dificuldade de alimentação? O primeiro passo é buscar orientação profissional. O pediatra ou o nutricionista sabe como identificar o quanto o problema está afetando a criança e qual caminho seguir para adequar a alimentação.

O tratamento oferecido deve incluir orientações nutricionais, comportamentais e psicológicas, não só para a criança, mas também para os pais e irmãos. Muitas vezes as divergências na hora da comida causam ruídos no relacionamento entre pais e filhos e podem até interferir na relação do casal, além disso, os hábitos da família têm enorme peso nas decisões da criança, por isso esse tratamento multidisciplinar e extensivo é importante.

Em muitos casos, o uso de suplementos nutricionais se faz necessário. No entanto, vale a pena prestar atenção no tipo de produto a ser escolhido. Existe disponível no mercado uma gama quase que infinita de alimentos voltados para crianças, mas nem todos possuem fórmula balanceada e equilibrada, principalmente no que diz respeito à distribuição calórica.

Por outro lado, lançar mão de algumas estratégias para despertar o interesse dos pequenos pela comida pode acalmar os ânimos à mesa. Apostar em preparações mais atrativas para a criança pode ser uma boa dica. Apresentar pratos coloridos, fazer carinhas com a comida e oferecer o alimento rejeitado pelo menos dez vezes, em refeições e com apresentações diferentes (modo de preparo: cozido, frito, assado, purê).

Brincar com o alimento, mas não brincar com a alimentação. Isto é, não distrair, não enganar, não forçar, não castigar ou premiar. O famoso aviãozinho, por exemplo, está fora de cogitação, pois é uma maneira de enganar, distrair a criança. A criança precisa se concentrar na atividade da refeição, sentir o sabor dos alimentos e entender a sensação de fome e de saciedade.

Com uma distração, que pode ser a TV também, a criança, e qualquer pessoa, come automaticamente. Às vezes, pode comer mais do que o suficiente para saciar sua fome. É muito importante que os pais imponham limites aos filhos – horários para as refeições, locais apropriados, ritmo de alimentação sem exageros na duração.


*Mauro Fisberg é pediatra e nutrólogo
foto: google images

sexta-feira, 2 de julho de 2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Léo, o "arrasa-corações" do Amapá



Que felicidade receber notícias de nossas mamães de primeira viagem!

Esse aqui é o Leonardo, filho da nossa querida Rafaela, lá do Amapá. Por estar longe da gente, ela escolheu as roupinhas do Léo na nossa loja virtual (http://www.mundopetit.com.br/).

Foi difícil não ficar babando na frente do computador assim que recebemos essa foto.
Só se ouvia "ahhhhh....que lindinho". E não tem como negar, né? Que coisa mais fofinha que ele está!

Mas, a mamãe-coruja já mandou dizer que está pra lá de ciumenta com o pimpolho, portanto a fila de pretendentes do Léo vai ter que esperar mais um pouco. :)

Nós da Petit desejamos toda felicidade do mundo para a Rafa e para toda a família nessa nova fase!