Que uma alimentação saudável precisa conter carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras todo mundo sabe. Mas o que muitos pais não imaginam é que uma alimentação desprovida desses itens podem trazer perdas irreversíveis aos seus filhos.
“A falta de nutrientes na alimentação pode provocar a subnutrição – estágio leve da desnutrição – dependendo do agravo e de quanto tempo a criança fica sem acesso aos nutrientes necessários pode ter seqüelas irreversíveis no desenvolvimento.
Por exemplo, a deficiência de cálcio na infância pode levar ao raquitismo que é malformação dos ossos e dentes”, ressalta Priscila Maximino – nutricionista da Nutrociência Assessoria em Nutrologia.
A especialista explica que a criança precisa comer os alimentos de forma variada e colorida mas a quantidade também deve ser suficiente para suprir as necessidades da faixa etária.
Os nutrientes são responsáveis pelo fornecimento de energia para todas as atividades metabólicas e também matéria-prima para o crescimento e regeneração das partes corporais desgastadas pelo uso.
Os nutrientes são responsáveis pelo fornecimento de energia para todas as atividades metabólicas e também matéria-prima para o crescimento e regeneração das partes corporais desgastadas pelo uso.
Priscila afirma que uma alimentação equilibrada e balanceada deve incluir carnes (vermelha, frango e peixe), cereais (arroz, aveia aipim, batata-doce, macarrão, batata, cará, farinhas), feijão, frutas, vegetais amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, manga, mamão), vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis, couve,agrião), hortaliças cruas e pequenas quantidades de alimentos ricos em gordura e açúcar (margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos).
Uma alimentação pobre em nutrientes pode causar atraso de crescimento e dificuldade de ganho de peso o que gera aumento das chances de adquirir infecções de repetições, como gripes, resfriados etc. A falta de concentração e a dificuldade de aprendizado também fazem parte desse quadro.
muito bom
ResponderExcluir