quarta-feira, 12 de maio de 2010

Assunto sério: Obesidade Infantil


A preocupação com a obesidade infantil é assunto que tem movimentado a Casa Branca, em Washington.

A primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama apresentou um plano de ação contra o problema que atinge uma em cada seis crianças americanas.

São 70 propostas para promover uma alimentação mais saudável nas escolas e estimular a prática de atividade física, além da iniciativa de aumentar o consumo de frutas e verduras e reduzir a ingestão de açúcar.

O plano de Michelle Obama pretende ainda prevenir a obesidade por meio do aleitamento materno e da educação de gestantes, tudo isso para manutenção de dieta equilibrada.

Estudos mostram que bebês que mamam no peito durante os nove primeiros meses e filhos de mães que não ganharam peso excessivo na gravidez têm menos chance de se tornarem adultos obesos.

O tamanho das porções dos pratos infantis também está em pauta. Restaurantes serão aconselhados a repensar o que está no cardápio das crianças e as quantidades servidas.

Com o plano em prática, a primeira dama norte americana espera reduzir a 5% o índice de obesidade infantil nos Estados Unidos.

O alerta também serve para o Brasil: 13% das crianças e adolescentes entre sete e 17 anos têm sobrepeso e 9% são obesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário