quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Design para crianças

Olá ! Esta é a minha primeira vez no blog, e começo com uma dica para quem admira e consome produtos infantis com excelência em design.

Está em cartaz no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a mostra “Sementes Suecas – a Suécia desenha pra crianças”. Reúne objetos desenvolvidos por cerca de 30 empresas suecas voltadas para o segmento infantil. Destaque para os produtos da Design Torget, uma grande loja especializada em decoração e utilidades.

O design sueco, assim como o de outros países nórdicos, se diferencia por sua vanguarda e sofisticação, e já é bem conhecido por essas características . O que a exposição procura mostrar, porém, é a importância da segurança e conforto da criança como premissa para a criação dos objetos do cotidiano.

A professora da Escola de Belas artes de Estocolmo, Kerstin Wickman, fala sobre a preocupação dos designers suecos de priorizarem a segurança das crianças, sem esquecerem do aspecto lúdico:
“A atitude sueca de que as crianças devem ter os melhores produtos já faz parte de nossa tradição. São as roupas fáceis de vestir e despir, as camas com grades seguras para crianças pequenas e, não menos importante, o desenvolvimento dos assentos para automóveis com o encosto voltado para trás”.





fotos: site do Museu da Casa Brasileira



Tão importante quanto a segurança, é a questão da diversão presente nos objetos. Quem visitar a exposição poderá constatar porque a Suécia é líder no segmento e inspira empresas e designers do restante do mundo com sua produção irreverente e eficaz.

Confira a exposição ! Além da mostra, o próprio edifício que abriga o museu é garantia de um ótimo passeio. E há um agradável restaurante com vista para o jardim, ideal para dias ensolarados !!

Em cartaz até 17 de janeiro de 2010,
No Museu da Casa Brasileira - http://www.mcb.sp.gov.br/

Av. Faria Lima, 2705, em São Paulo
Ingresso: R$ 4 (gratuito aos domingos e feriados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário