quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Timidez na Infância

A criança tímida apresenta dificuldades em lidar com situações sociais em que tenha de interagir com um grupo de pessoas, com um único indivíduo, entre amigos e familiares.

Quando uma criança é tímida, isso significa, na maioria das vezes, que ela exige demais de si própria e tem medo de cometer erro, o que pode ser consequência de uma baixa auto-estima ou pais muito exigentes, superprotetores e perfeccionistas na educação dos filho. Assim, a criança vive num grande sofrimento, pois não consegue estabelecer um vínculo afectivo com outras pessoas, o que a leva a sentir-se solitária e distante dos outros.
As razões para tanta timidez podem ser inúmeras, porém, cabe aos pais estarem com o olhar mais atento para que esta manifestação não atrapalhe o seu desenvolvimento.

Quando a criança é introvertida não há problema algum é um caso diferente da timidez, pois a criança que é inibida também é quieta, mas socializa-se com as demais crianças. A criança tímida se fecha para o as outras pessoas.
A ajuda de um especialista deve ser consultada, no caso de excesso de timidez, pois pode prejudicar a vida da criança, quando mais velha.


Dicas para ajudar seu filho:

Não o rotule
Comentar “O meu filho é tímido” ou coisas que possam menosprezá-lo, pode ter um efeito negativo. Seja compreensivo e não critique. A criança tímida é criticada a todo o momento, se não por alguém,  por si própria. As pessoas tímidas são os seus críticos mais severos. Acima de tudo, encoraje-os.


Crie oportunidades
As vezes, uma das crianças da família é expansiva, dominando as conversas e atividades familiares, enquanto outra é tímida e retraída. Elogie a criança de a oportunidade de falar e expor suas idéias. Valorize os pontos fortes do seu filho.

Peça ajuda
Muitas vezes, é na escola que a timidez se revela primeiro, e ela é também um lugar importante para esse problema ser trabalhado. Contudo, os professores podem não notar esse problema no seu filho. Peça ao professor que ajude a fazer o seu filho ser mais participativo de uma forma discreta.

Inscreva-os em atividades
Atividades em grupo podem ajudar as crianças a perder a timidez. Pense em atividades não atléticas, como trabalhos manuais, e programas esportivos, como ginástica, natação, ou mesmo teatro. Ao escolher um esporte ou outra atividade, certifique-se de que todos participam e de que a criança tímida não é deixada de fora.

Seja paciente
Para uma criança vencer a timidez é necessário paciência para compreendê-la, para apoiá-la e para não lhe exigir resultados espetaculares. Mas há milhões de adultos que conseguiram libertar-se da timidez. Com a ajuda do amor dos pais.


O melhor a fazer é estimular o seu filho a brincar, socializar falar, se expor e você deve ouvi-lo sem interrompê-lo.
Deixe-o crescer, criar sua própria autonomia ser ele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário