sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

"A Internet Segura do Menino Maluquinho"



O Menino Maluquinho encontra um super-herói que ensina as crianças como se proteger dos perigos da internet, como pedofilia, pornografia, jogos de azar e sequestro, e ainda dá dicas de sites educativos bacanas.
Isso tudo está no livro “A Internet Segura do Menino Maluquinho”, escrito por Ziraldo para a empresa finlandesa F-Secure, de segurança eletrônica, que está lançando um projeto social para ensinar as crianças a utilizarem a internet com segurança.

A ideia é o máximo, já que as crianças estão virando cibernéticas cada vez mais cedo. Por isso, nada melhor do que ensinar os riscos da internet desde cedo. E nada melhor que usar um velho conhecido dos pequenos – O Menino Maluquinho – para ensinar alguns conceitos importantes. Algumas dicas foram selecionadas:

Dicas do Menino Maluquinho
Fique de olho: Coloque o computador em locais visíveis, onde todos possam ver o conteúdo que está sendo acessado, por exemplo na sala ou no escritório. Assim, enquanto você está fazendo suas tarefas (o jantar, arrumando a casa etc), você aproveita pra dar uma espiada na telinha, pra garantir que está tudo ok.
Antivírus próprio: Já existem versões com controle parental, próprio para os pais monitorarem as águas pelas quais o filho não deve navegar. Essa função bloqueia os sites que as crianças não podem acessar e controla o tempo de navegação na Internet.
Manter anonimato: Ensine seu filho a não entrar com o nome e sobrenome verdadeiros em sites de relacionamento e chats e veja com quem a criança anda conversando. Fazer amizades é saudável, mas a gente não sabe quem está do outro lado da tela.
Não fornecer dados: Endereço, número de telefone, nome completo, nome dos pais, escole em que estuda… Parece óbvio, mas num bate-papo rápido, acabamos falando várias coisas sobre nossa vida pessoal. Se existe uma pessoa mal-intencionada do outro lado, criança pode entregar informações importantes. Explique pra ela sobre estes riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário